Sound Particles levanta €2,5M em ronda de investimento com a participação do Fundo 200M
A Sound Particles é o mais recente investimento do Banco Português de Fomento, através do Fundo de Coinvestimento 200M, numa ronda de 2,5 milhões de euros em parceria com a Indico Capital Partners e a Iberis Capital.
Fundada em Leiria, em 2016, a Sound Particles tem vindo a mudar o paradigma do software áudio, ao adaptar princípios de computação gráfica ao som, possibilitando assim a criação de ambientes sonoros mais complexos, além de acelerar significativamente o ritmo de trabalho dos engenheiros de som.
A empresa portuguesa está por detrás do Óscar de Melhor Som atribuído ao filme Dune e o software Sound Particles é hoje utilizado nos maiores estúdios de Hollywood e em inúmeras produções cinematográficas célebres, tais como Game of Thrones, Star Wars, Frozen e em vídeo jogos como o Fortnite, entre outros.
Para Beatriz Freittas, CEO do Banco Português de Fomento, a entidade gestora do Fundo 200M, “a Sound Particles e a equipa liderada por Nuno Fonseca, representam o talento e o dinamismo que existe no ecossistema empreendedor português. É, por isso, com grande entusiasmo que o Fundo 200M apoia este projeto, que está a revolucionar o software áudio e a ganhar destaque internacional, num mercado tão competitivo como o da produção cinematográfica. Com este investimento, o BPF dá mais um contributo importante de apoio e reforço da competitividade das startups portuguesas.”
De salientar que o Banco Português de Fomento apoia a Sound Particles diretamente nesta ronda de investimento, através do Fundo de Coinvestimento 200M e, indiretamente, por via do programa Portugal Tech, através do qual foi subscrito o fundo de capital de risco gerido pela Indico, que também investe na empresa.